Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

INTRODUÇÃO

"Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueiras e todas as árvores. Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próxima. Assim também, quando vides acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus" (Lucas 21:29-31)

Moreno, 70 anos, cabelos e barba grisalhos, rosto simpático, tranquilo, e andar pausado. O homem parece um avô carinhoso que leva um presente para seus netos. Pelo menos, isso é o que qualquer um pensaria ao vê-lo caminhar pelas ruas da cidade, vestindo um sóbrio terno escuro e carregando uma pasta preta de couro na mão direita.
A verdade é diferente. O senhor não leva presente algum. Esconde uma bomba em forma de notícia em sua maleta. Uma notícia que revolucionará a opinião pública mundial e provocará as reações mais controvertidas.
Ao circular pelo mundo, o fato fará muita gente pensar que esse senhor está louco. Outras pessoas pensarão qie o homem da maleta preta só está querendo se promover. Afinal, os homens públicos precisam estar sempre em evidência. É da evidência da mídia que vem sua popularidade; é através das notícias que um político se torna conhecido. E Ernie Cambers, senador independente pelo estado norte-americano de Nebraska, é um velho, polêmico e irreverente político.
Às 10:30 da manhã do dia 14 de setembro de 2.007, o senador Chambers entra na Corte do Condado de Douglas, olha para todos os lados, como um garoto pobre que deseja chamar a atenção, e faz a notícia explodir. Abre um processo judicial contra Deus, exigindo que Ele deixe de provocar tanto terror no mundo.
No processo, o advogado afro-americano, que nunca havia exercido a profissão, acusa Deus de ser o causador de todas as "inundações devastadoras, os horríveis terremotos, os terríveis furacões, inúmeras pragas, doenças, ações terroristas, fome, guerras genocidas" e outras tantas catástrofes mundiais que aterrorisam a huminidade.
Por mais inverossímil que possa parecer, o processo judicial que Chambers iniciou contra Deus mostra dois aspectos. Primeiro, a irreverência do homem moderno, tipicamente incrédulo, contra Deus. Em segundo lugar, a preocupação do ser humano pela assustadora realidade de nossos dias. Por algo estranho que está acontecendo neste planeta e só não vê quem não quer ver.
Não é normal a avalanche cada vez mais frequente de catástrofes naturais. Em frações de segundos, cidades inteiras são apagadas do mapa. Milhares de vidas desaparecem. Segundo informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), se o aquecimento global continuar se agravando como vem acontecendo, um quarto de todas as espécies de plantas e animais da Terra poderá ser extinto até 2050.
Esse mesmo orção assegura que, se todo o gelo da Antártica derretesse, o nível do mar aumentaria aproximadamente 61 metros². Aterrador, se levarmos em conta que um aumento de apenas 6 metros faria submergir Londres, Nova York e todas as capitais próximas ao mar.
O ser humano não pode deixar de se inquietar diante de informações como essas. A ação judicial do senador pode parecer ridícula por causa de seu destinatário, mas é coerente em sua procupação
As previsões de fenômenos atmosféricos que ameaçam a segurança do planeta são cada vez mais assustadoras e pessimistas. Parece que algo saiu de seu eixo. Não é alarmismo. Algo que está fora do controle humano se aproxima. De outro modo, como explicar tantas catástrofes naturais, tanta dor e tanto desespero? Enfim , o que pensar diante de dezenas de inundações, terremotos, furacões, incêndios, vulcões consideratos extintos que entram em erupção depois de anos? Misturando sangue e lágrimas, o ser humano vê pintado diante de si um quadro de terror, desolação e morte.
Por outro lado, atmbém não é normal a confusão existencial que o ser humano tem vivenciado. Ele anda perdido e comete desatinos. Como explicar que pessoas destruam vidas e sonhos com tanta impiedade? porque o ser humano, a mais inteligente das criaturas, é capaz de realizar barbáries como arrastar um menino de apenas cinco anos amarrado a um carro até matá-lo ou sequestrar criaturas inocentes para humilhá-las sexualmente e vender suas fotos ao mundo perverso da pornografia? O que o homem de nossos dias esconde na mistérioso emeranhado de sua mente? Por que algumas vezes ele é fraterno e solidário e outras vezes é tão selvagem e cruel?
Quando um jovem universitário, na flor da idade, dispara indiscriminadamente contra seus companheiros, matando pessoas e sinhos, e, em seguida, põe um ponto final a sua própria vida, é hora de repensar o tempo em que vivemos. Algo anda mal no âmago do coração humano. Parece que o trem da vida saiu dos trilhos e está perigosamente desgovernado, e uma enorme velocidade. Tudo isso é inegável e delorosamente absurdo. Mas é real.
O que leva os jovens a fazer circular bilhões de dólares graças ao consumo de drogas e a alimentar comm esse dinheiro centenas de outros negócios do submundo do crime? O que tanto buscam e não encontram? Por que se autodestroem?
Este livro procura explicar o que existe por trás dessa cortina. Todas as incoerentes ações do ser humano tem explicação. Não são perceptíveis à primeira vista, mas tem razão de ser. O descontrole de uma natureza enlouquecida, as ações perversar do próprio ser humano, as guerras desgovernadas e sem sentido, a fome e tantas outras loucuras são apenas o aparente, o que está à superfície do cenário dos acontecimentos. Mas, atrás das cortinas dos fatos, slgo se aproxima. Inexorável, silencioso, com passos firmes. O simples espectador o desconhece; entretanto, um livro o registrou a muitos séculos.
Jesus disse: "Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o próximo verão. Assim tambémvós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas" (Mateus 24:32,33).
O que "está próximo"? A que Se referia Jesus quando anunciou essas palavras? A resposta a essas perguntas pode mudar o rumo da histéria. De sua história. De suas lutas, seus dramas e tragédias. Da história e do destino das pessoas que você mais ama. A história, enfim, de um conflito milenar, estranho e transcendental. Leia este livro e você verá.

Nota da blogueira: Depois desse livro, os jornais soam muito diferentes pra mim.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Voltando

Olha, à partir de amanhã vou comecar a postar os capítulos de um livro que ganhei o ano retrasado e que só agora acabei de ler.
Chama-se SINAIS DE ESPERANÇA - de Alejandro Bullón. A editora é Casa Publicadora Brasileira.
Espero que não me cobrem direitos autorais e sim encarem como eu estou encarando: evangelização.
Não aquela falação sobre Jesus e Deus, mas uma boa explicação para fatos rescentes que estão tirando o meu sono e o de muita gente.
Como os capítulos não são muito grandes, vai dá para postar um por dia.
Por favor, leiam!
E que Deus me ajude e abençoe nesse empreitada.
Beijos, fiquem com Deus.